IMS Caliper – estabelecendo padrões mais amplos

Por Marcos A. Mochinski

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Falando sobre padrões de interoperabilidade entre LMS (Learning Management Systems), é comum encontrarmos artigos e palestrantes falando sobre o termo Tin Can, que é o nome que foi dado ao projeto que deu origem à versão evoluída do SCORM, oficialmente denominada de xAPI, ou Experience API.

O Tin Can é uma especificação da ADL (Advanced Distributed Learning), órgão do Departamento de Defesa norte-americano que trabalha na pesquisa e desenvolvimento de especificações aplicadas às áreas de ciências de aprendizagem e tecnologias. Trata-se de uma especificação que vem sendo adotada por muitas empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para a área de ensino como conteúdos, apps, LMS, etc. A lista de principais empresas que adotaram a especificação inclui nomes já conhecidos como Adobe, Moodle, Blackboard, entre outros.

Outra iniciativa importante que deve começar a aparecer na mídia é o IMS Caliper Analytics, cuja especificação inicial (v1) foi entregue ao mercado em Outubro de 2015. O IMS Global Learning Consortium, ou simplesmente IMS, é um consórcio formado por membros que incluem, além de instituições de ensino e de pesquisa, empresas líderes no desenvolvimento de tecnologia educacional e de aprendizagem. Entre os membros, observam-se nomes como Blackboard, D2L, ETS, edX, Kaltura, Moodle, Microsoft, Pearson, entre outros. Portanto, empresas reconhecidas na área de tecnologias voltadas para a Educação.

O Caliper Analytics tem uma proposta similar à do Tin Can em vários aspectos, especialmente porque sugere o registro de eventos de aprendizagem (ator, ação, objeto, contexto) e chega a sugerir a criação de um repositório (IMS Caliper Event Store), que poderíamos comparar ao LRS (Learning Record Store) proposto pelo Tin Can. No entanto, se avaliarmos a proposta do IMS de uma forma mais ampla, podemos ver que o conjunto de especificações voltadas à interoperabilidade vai além do registro de eventos e histórico de aprendizagens, especialmente porque o IMS propõe especificações como o IMS LTI (IMS Learning Tools Interoperability), que permite o interfaceamento/conexão entre diferentes aplicações, o IMS Common Cartridge, que estabelece um modelo para troca de dados entre LMS, o IMS QTI (Question and Test Interoperability), que propõe estruturas para o armazenamento de questões, ou o IMS LIS (Learning Information Services), que estabelece padrões para a troca de informações pessoais de alunos, turmas, notas, etc. Ou seja, a opção pelo Tin Can ou pelo IMS Caliper para o registro de eventos depende muito da preferência do especialista responsável por essa decisão. Mas, nada impede a interoperabilidade entre o Tin Can (xAPI) e as especificações do IMS. Se formos analisar o mercado de produção de conteúdos, no entanto, é comum encontrarmos conteúdos e players (tocadores de conteúdos) compatíveis com o padrão SCORM, e que devem estar pensando em ampliar sua compatibilidade à sua versão mais atual, no caso o Tin Can. Um bom player (tocador) de conteúdo, então, geralmente oferece compatibilidade com padrões como o SCORM, o IMS, ou mesmo o antigo AICC (especificação anterior à versão inicial do SCORM).

Em resumo, é importante estar atento às tendências de mercado, e investir esforços na adoção de padrões que estejam, de fato, sendo adotados por outras empresas reconhecidamente importantes para a área de Tecnologia Educacional, a fim de assegurar que os produtos desenvolvidos sejam facilmente adotados pelos clientes e possam facilmente interagir com outras soluções.

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Referências:

  • Caliper Analytics – Background, Current Status, Specification, Best Practices, …
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